A nova economia digital e o futuro do trabalho no Brasil e no mundo
- EP NEWS - Alex Pimenta

- 18 de set.
- 1 min de leitura

Automação, inteligência artificial e plataformas digitais estão transformando profissões e criando novas oportunidades.
O conceito de trabalho vem sendo redefinido. Nos últimos anos, a digitalização e a inteligência artificial remodelaram a forma como empresas e profissionais se relacionam com a economia. Plataformas digitais, home office, freelancing e economia criativa passaram de tendências a realidades consolidadas.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, cerca de 85 milhões de empregos tradicionais podem desaparecer até 2030, mas cerca de 97 milhões de novas funções serão criadas, especialmente nas áreas de tecnologia, análise de dados, design, sustentabilidade e economia do cuidado. O que muda, na prática, é o perfil do profissional exigido: adaptável, multidisciplinar e conectado emocionalmente com o propósito da empresa.
O Brasil acompanha esse movimento com um ecossistema crescente de startups, profissionais autônomos e novos modelos de negócio. Enquanto isso, governos e instituições educacionais se mobilizam para oferecer capacitação digital em larga escala.
A economia digital não está apenas criando novos empregos, mas redefinindo o conceito de trabalho. A habilidade mais valiosa do futuro é a capacidade de aprender continuamente.
Fontes:
World Economic Forum – Future of Jobs Report
McKinsey Global Institute – The Future of Work







Comentários